27/05/2010

Permanecendo!

Quero deixar aqui uma passagem que acabei de meditar e que está martelando na minha cabeça: Rute 1: 1-13...


1- E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos;  2- E era o nome deste homem Elimeleque, e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e chegaram aos campos de Moabe, e ficaram ali.
3- E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos, 4- Os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o da outra Rute; e ficaram ali quase dez anos.
5- E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido. 6- Então se levantou ela com as suas noras, e voltou dos campos de Moabe, porquanto na terra de Moabe ouviu que o SENHOR tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão.
7- Por isso saiu do lugar onde estivera, e as suas noras com ela. E, indo elas caminhando, para voltarem para a terra de Judá. 8- Disse Noemi às suas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o SENHOR use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo.
9- O SENHOR vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. E, beijando-as ela, levantaram a sua voz e choraram.
10-E disseram-lhe: Certamente voltaremos contigo ao teu povo. 11- Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas. Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para que vos sejam por maridos? 12- Voltai, filhas minhas, ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda quando eu dissesse: Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido e ainda tivesse filhos, 13- Esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, que mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do SENHOR se descarregou contra mim.

Ao ler essa passagem automaticamente nos prendemos a história de Rute, que por sinal é uma história linda e que nos ensina muitas coisas.
Porém quero me prender a Noemi.

Vou falar de uma forma bem resumida, não sou muito boa com as palavras..rsrs!


1- Naomi teve que deixar sua terra por falta de recursos: (Vr. 1,2)
Fico imaginado ter que me mudar de onde moro por falta de recursos, seria horrível, moro
no mesmo lugar desde que me entendo por gente.
Imagino como deve ter sido difícil pra Noemi, ter que sair com sua família para uma terra estranha.


2- Noemi perde seu marido: (Vr.3)
Neste momento toda a estrutura familiar foi quebrada, Noemi deve ter se sentindo muito sozinha, apesar de ainda ter seus filhos.
Me coloco como filha, imaginando perder meu pai num lugar desconhecido e ficar só eu minha mãe e meus irmãos. Imagina Noemi como esposa perdendo seu marido ficando sozinha com seus filhos numa terra estranha.


3- Seus filhos casam-se: (Vr. 4)
Para uma mãe ver um filho casando imagino que seja um momento de grande alegria.
Porém, acredito que para Noemi existia um misto de sentimentos. A Felicidade de ver seus filhos casando-se, construindo uma família e tristeza: imagino que Noemi se sentiu sozinha mais do que nunca.


4- Seus filhos morrem: (Vr. 5)
Nem é preciso dizer muita coisa. Além de tudo Noemi ainda perde seus filhos.

5- Noemi se vê sozinha com sua noras e decide voltar para sua terra: ( Vr. 6-13)
Além de sua própria tristeza, Noemi ainda tem que ser "forte" para amparar sua noras e ter forças para fazer toda uma viagem de volta para sua origem.
Nessa tragetória Noemi decide que suas noras devem voltar para suas origens, ficando com seus pais, pois não tem cabimento elas a seguirem. Rute prefere seguir junto dela declarando sua fidelidade.

Imagino que Noemi neste momento não percebe o quanto a fidelidade de Rute é importante, pois não vê motivos. Isso só lhe causou mais amarguras ainda.

O texto continua dizendo que Noemi ao chegar na sua terra de origem, muda seu nome para Mara (amargurada).

A princípio Noemi segue sua vida muito amargurada pelos acontecimentos. Porém ela não abandonou o seu Deus, seus costumes, ela voltou para sua terra e continuou a servir a seu Deus. No capítulo 2, versículo 19 e 20 diz: Então disse-lhe sua sogra: Onde colheste hoje, e onde trabalhaste? Bendito seja aquele que te reconheceu. E relatou à sua sogra com quem tinha trabalhado, e disse: O nome do homem com quem hoje trabalhei é Boaz. Então Noemi disse à sua nora: Bendito seja ele do SENHOR, que ainda não tem deixado a sua beneficência nem para com os vivos nem para com os mortos. Disse-lhe mais Noemi: Este homem é nosso parente chegado, e um dentre os nossos remidores.

Depois de tantas dificuldades Noemi não abandonou o seu Deus, lógico que passou pelos seus desertos, mas permaneceu na fidelidade ao Senhor
Não vou me prender muito as detalhes pois já cheguei onde queria.

Deixamos o Senhor por coisas tão menores, O deixamos porque alguém nos decepcionou, porque não recebemos uma bênção que tento queríamos, porque as coisas não saírem conforme nossa vontade...viramos as costas para Deus por coisas bobas, como crianças mimadas.


Reflitaa!!

Não sei se consegui me expressar bem..tentei né...rsrs!